sexta-feira, 20 de julho de 2007

Crise no setor aéreo

Não podia deixar de falar algo!
Como sempre acontece, todos irão procurar um culpado para a tragédia. Apenas 10 meses depois do maior acidente aéreo do Brasil, conseguimos um novo representante. Precisamos apontar culpados? - São todos!!!

Foi necessário um irresponsabilidade dos pilotos americanos do Legacy para expor uma série de problemas com equipamentos ultrapassados e com os controladores de tráfego trabalhando sobrecarregados.

O Molusco que sempre fala mais do que faz, desta vez calou-se como se aceitasse a culpa. Entretanto, é imperdoável a comemoração do assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Será que ele está fazendo aqueles gestos para as mais 200 pessoas mortas? Será que a Ministra do Turismo, Marta Suplicy, estaria mandando estas mesmas pessoas sentarem e gozarem?

A ganância das empresas de aviação fez com que a pista de Congonhas, que estava em reforma, fosse liberada sem que as obras de segurança, aparentemente, estivessem completas. Uma irresponsabilidade que não deveria ficar impune.

A própria pista do Aeroporto de Congonhas não seria adequada para receber tantos vôos e, para piorar, ela é bastante restrita, sem a área de escape que poderia amenizar um possível erro técnico humano ou da máquina. Transferiram todos os vôos com aeronaves maiores do Aeroporto da Pampulha para o Aeroporto de Confins. Observe que a pista do aeroporto da Pampulha possui aproximadamente 2500 metros (mais a área de escape) enquanto que a pista do Aeroporto de Congonhas possui aproximadamente 1900 metros sem qualquer área de escape. Qualquer pequeno problema se transformará em uma tragédia.

Os executivos não gostarão de desembarcar em um aeroporto longínquo como Guarulhos ou o aeroporto de Campinas. Mas os grandes aviões (Airbus, Boeing 737-700, por exemplo) deveriam ser proibidos de frequentar Congonhas. O Ministério Público já tentou fazer isto mais de uma vez.

Os culpados somos todos nós. Até você que está lendo este post pois deveria estar protestando contra estes canalhas. O medo de viajar vai continuar. Como todos sabem, foi uma tragédia anunciada. Ainda aguardo providências. Não quero ficar vendo quadrilha de São João, ponta-pé inicial de jogo de futebol, bonezinhos ridículos na cabeça dos políticos e distribuição de "auxílio-qualquer-coisa" para mascarar a falta de projetos corretos para o país.

Que Deus nos proteja!!!

Nenhum comentário: