Arquivo de notícias
-
▼
2007
(48)
-
▼
setembro
(21)
- Fotos e agradecimentos
- Packcase Carabetti: resultado
- Bolivia - Copacabana - Ilha do Sol
- Bolivia - Copacabana - Restaurante Puerta del Sol
- Peru - Meteorito em Puno
- Peru - Puno - Ilhas flutuantes
- Peru - Orient Express - Dois mundos
- Peru - Orient Express - Cuzco-Puno
- Peru - Machupicchu !!!!!!!!!
- Peru - Cusco - Machupicchu Pueblo (Aguas Calientes)
- Peru - ollantaytambo
- Peru - Pisac
- Peru - Lima-Cuzco - Mal do Soroche
- Peru - Lima - Museus
- Peru - Lima - Centro historico
- Peru - Confins/Guarulhos/Jorge Chaves
- Peru/Bolívia - packcase Carabetti
- Peru-Bolívia: mochila pronta
- Peru-Bolivia: preparação mochila
- Peru-Bolívia: 5 coisas que não se deve esquecer
- Peru-Bolívia: Pontapé inicial
-
▼
setembro
(21)
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Fotos e agradecimentos
Muitas vezes também, nem enviava o próprio post, pois, isto não uma prioridade em uma viagem. A prioridade é não se estressar com nada, é curtir o local, é curtir sua esposa, seu marido, é não se lembrar de internet, de blog. Só depois, quando não tiver mais nada pra fazer, lembrávamos de enviar um ou outro email.
As fotos então... Começaremos a publicar as fotos apenas hoje.
Um beijo para as nossas mães e sogras que rezavam para nenhum meteorito cair em nossa cabeça e para que a terra continuasse firme no seu lugar.
Agradeço a todos que acompanharam nossa viagem e, um especial ao ROGERINHO, que nos cedeu um teleobjetiva que nos foi muito útil para nossos registros fotográficos.
Abraços a todos.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Packcase Carabetti: resultado
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Bolivia - Copacabana - Ilha do Sol
É impressionante como tudo aqui é tão barato. O câmbio favorável faz com que os brasileiros possam fazer a festa (imagine os europeus!). Nas compras de artesanato, roupas e acessórios típicos da regiao de Peru e Bolívia, prefira comprar neste último país. Apenas para se ter uma ideiados preços: um almoço completo com direito a entrada, sopa tradicional da região, dois pratos com a deliciosa truta do Titicaca, cerveja e refrigerante nao chegou a custar R$20,00.
Viemos visitar o lago Titicaca no lado boliviano. Copacabana é a cidade base se visitar o lago (que até parece um mar), assim como Puno no lado peruano. Outra semelhança entre estas duas cidades é que são duas as grandes ilhas a serem visitadas. Aqui em Copacabana saem barcos para visitar as Ilhas do Sol e da Lua.
Bolivia - Copacabana - Restaurante Puerta del Sol
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Peru - Meteorito em Puno
caiu um meteorito em Puno! E nos estavamos na cidade exatamente no dia.
Dizem que algumas pessoas viram uma bola de fogo caindo do ceu. Com a queda, formou-se uma cratera de 30 metros de diametro e 6 metros de profundidade
domingo, 16 de setembro de 2007
Peru - Puno - Ilhas flutuantes
Tirando a Plaza de Armas e a Av. Lima, a cidade em si não tem muito mais a oferecer.
O Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, possui mais de 70 ilhas. Mas em apenas algumas são feitos passeios turísticos.
A melhor forma de se conhecer as Ilhas é através de excursões. Não vale a pena fazer por conta própria.
O barco leva cerca de 30 minutos para chegar até as ilhas flutuantes de Uros. Talvez estas sejam as mais interessantes, pelo fato de serem feitas de totora, uma espécie de fibra. Os índios Uros, para fugirem de outras tribos, os Incas, construíram estas ilhas, que realmente flutuam. Eles até hoje residem nas ilhas e utilizam a totora para quase tudo, inclusive alimentação. Graças ao turismo cada vez maior, esta peculiar tribo não desapareceu.
Mais 1:30 de barco para se chegar à Ilha de Taquile. Aproveite para desfrutar o fantástico visual que o lago oferece. Ao chegar em Taquile, não desanime! Tem uma escadaria de tirar o fôlego de qualquer maratonista que se preze. Mas ao se chegar ao topo (inacreditáveis 3.960 metros de altitude), e depois de uns minutinhos para voltar a respirar normalmente, você poderá apreciar uns dos lugares mais bonitos do mundo.
Nesse passeio você terá a oportunidade de saborear uma legítima truta, acompanhada de batatas cultivadas pelos próprios índios.
Uma coisa interessante: tantos os habitantes das Ilhas de Uros quanto os de Taquile continuam vivendo como seus antepassados. Uma das diferenças: o pessoal de Uros fala Quechua e o de Taquile, Aimara.
Para quem gosta de conhecer culturas diferentes, é uma excelente oportunidade.
Bianca.
sábado, 15 de setembro de 2007
Peru - Orient Express - Dois mundos
Com todo o esmero, a tripulacao do trem se desdobra para dar tratamento de primeira classe aos passageiros, atendendo ate os menores caprichos de gente que nunca passou necessidade na vida.
Infelizmente, um dos garcons deixou derramar miseras gotas de sopa na calca de um daqueles turistas. Foi o bastante para que um verdadeiro, absurdo e revoltante show começasse. O homem queria um relatorio completo do incidente, para pedir indenizacao. Comecou a discutir com o gerente, exigindo o dinheiro da passagem de volta e o preco da calca e a camisa, e acabou instigando outro passageiro que tinha um pinguinho de sopa na camisa. Minha covardia e meu precario ingles nao me deixaram acabar com aquela palhacada e expressar minha revolta, mas gracas a Deus, um passageiro frances e sua esposa, tao indignados quanto eu e meu marido, se dirigiram rispidamente aos americanos e pediram para parassem com aquilo, que era um absurdo aquilo que estavam fazendo e ele estava envergonhado. Deixando de lado minha covardia, engrossei o coro e meu marido se levantou e apertou a mao do frances. Bastou para que outras pessoas a bordo manifestassem a mesma indignacao. Essa situacao nos faz parar e pensar um pouco nos outros, tanto nos que nada tem quanto naqueles que podem fazer algo, mas nao fazem, como eu.
Bianca Carabetti.
Peru - Orient Express - Cuzco-Puno
O trecho foi percorrido em 10 horas com uma parada na estação La Raya onde se pode admirar os picos nevados da Cordilheira Andina.
A maioria dos passageiros é da terceira idade e, sobretudo, de europeus e norte-americanos. Existem um cardápio disponível durante toda a viagem oferecendo comida e bebida cobradas em dólar. Um pouco caro para os latino-americanos mas não impraticável.
A viagem é muito agradável, o atendimento é excelente e vale a pena pagar um pouco mais pelo conforto.
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
Peru - Machupicchu !!!!!!!!!
Nao se consegue enxergar Machupicchu do vale, abaixo da montanha, mas apenas quando ja se percorreu a maior parte da subida.
Ao visualizar todo o conjunto de ruinas voce ja percebe porque a cidade foi escolhida uma das maravilhas do mundo. E impossivel descrever sua beleza natural. Melhor ver as fotos ou visitar Machupicchu pois e realmente maravihoso. Nao apenas suas ruinas mas a natureza do local, as montanhas ao seu redor e a energia boa que sentimos la.
Nao se esqueca de levar agua e filtro solar mas nao beba muito porque nao existe banheiro la. Mochilas maiores de 20l nao sao permitidas, entretanto existe um guarda volumes.
Machupicchu significa montanha velha. Ao fundo esta Wannapicchu, ou montanha nova. Muitas pessoas nao sabem que se pode subir ao ponto mais alto desta montanha de onde se pode tirar lindas fotos. Entretanto fique atento: apenas 400 pessoas tem, por dia, acesso. Sao dois os horarios de saida: a primeira as 08:00 horas e a segunda as 10:30. A caminhada e bastante puxada e muito ingreme. Mas vale a pena a nao ser que tenha medo de altura ou joelho bichado.
O ponto alto da viagem, realmente incrivel !!!
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Peru - Cusco - Machupicchu Pueblo (Aguas Calientes)
Nos restaurantes a abordagem dos vendedores e pior que para os hoteis. Controle-se para nao xingar ninguem (eu tentei mas a Bianca impediu). E, para piorar, e dificil achar cerveja gelada. Um nativo nos indicou o restaurante Amaro, no segundo piso, na Plaza de Armas. E nao e que a cerveja (semi-cerveja: Cusquena) estava quase gelada? Foi a nossa preparacao para Machu-Pichu Estamos bem mais pobres agora que compramos todos os passes e tickets mas a expectativa e bem grande.
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Peru - ollantaytambo
terça-feira, 11 de setembro de 2007
Peru - Pisac
Chegamos na cidade de Pisac e visitamos a feirinha de artesanato: linda, excelente. De artesanato a comidas e frutas. Sem chance de subir a pe para as ruinas, portanto, pegamos um taxi e em 10 minutos la chegamos. Economizamos, no minimo, uns 90 minutos.
As ruinas de Pisac sao lindas, e um dos sitios arqueologicos mais importantes, mas e a vista do Vale Sagrado que faz do lugar uma maravilha. Para aqueles que nao tem bom preparo fisico ou quem ainda nao se acostumou com a altitude, e um pouco cansativo. No meio do passeio, caiu a maior chuva. Pegamos outro taxi de volta, que queria aproveitar a chuva para dobrar o preco. De volta a Pisac, pegamos um busao de linha para Urubamba, e de la, uma van para Ollantaytambo.
Em Ollantay os hoteis sao relativamente caros para o lugar.
Nos ofereceram um hotel que nao acreditamos que seria legal, mas acabou superando nossas expectativas. Jantamos em um restaurante super aconchegante. Guacamole excelente, Cusqueña nem tanto.
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Peru - Lima-Cuzco - Mal do Soroche
Apesar do vôo de Lima para Cusco ser nacional, é exigido o ckeck-in com duas horas de antecedência. Isso porque todos os vôos nacionais saem no mesmo horário, gerando um caos no aeroporto. Mesmo assim os vôos saem exatamente no horário. Interessante é que a taxa de embarque é cobrada exatamente antes do embarque e não ao se emitir a passagem.
Na chegada em Cuzco, optamos em utilizar um guia que nos ofereceu transporte para percorrer diversos hoteis e hostals.
Pagamos um pouquinho a mais, entretanto, nao estavamos carregando nossas mochilas pra la e pra ca.
Dificil foi nos livrarmos da chata da guia nos oferecendo pacotes para visitar os pontos turisticos. Decisao mais que acertada: fizemos por conta propria.
Neste dia acertamos a estadia no Hostal Santa Catalina. Excelente, perto da Plaza de Armas, relativamente barato.
Tudo arrumado, fomos garantir nossos passeios de trem da Orient Express. Compramos os passes para Cuzco-Machu Picchu Pueblo e Cuzco-Puno. Caros!!!! Cobrados em Dolar!
Menos um problema para se resolver.
Ja tranquilos, chegou a hora de saborear um Cuy ao forno. Cuy é um roedor parecido com um porquinho da india e é um prato tipico da culinaria peruana. Resultado: carne com sabor muito forte. A Bianca nao gostou. Eu daria nota 5.
Gostei mais da carne de alpaca (parecido com a lhama), muito saborosa.
Finalizando, Cuzco e uma cidade muito interessante. Esta posicionada a mais 3300 metros de altitude, possui mais de 500 mil pessoas e este numero é duplicado na alta temporada.
Quanto ao mal de soroche (mal da altitude), este realmente ocorre. A sensação inicial é um cansaço, principalmente ao subir as ladeiras. Carregar as mochilas nunca foi tao dificil. As pernas sentem muito mais rapido. A Bianca sentiu dor de cabeca e enjoo. Eu nao senti o mesmo mas nao tomei nenhuma cerveja a noite. Isto realmente nao é normal.
Cusco é muito charmosa e aconchegante. Possui mutas atrações e lugares interessantes, mas dois dias são suficientes para conhecê-la.
domingo, 9 de setembro de 2007
Peru - Lima - Museus
Resolvemos ir a pe para a outra ruina dentro da cidade de Lima: Huaca Huallamarca. Iniciamos a caminhada pela avenida Larco ate o parque 9 de Junio, depois descemos a bonita avenida Jose Pardo em direcao ao bairro San Isidro.
Ninguem no caminho conhecia este local. Gracas a um erro de direcao, nos deparamos com a Havanna Café e saboreamos e um delicioso café com doce de leite Havanna e os saborosos alfajores. Vale a pena errar o caminho.
Finalmente, logo apos o Golf Club, avistamos a Huaca Huallamarca, ruinas Incas em formato de piramide que, na verdade sao varias pequenas formando uma maior. Muito interessante o local que conta com um pequeno museu da historia Inca.
Ja que tiramos o dia para conhecer museus, caimos na besteira de ir ate o Museu do Ouro que fica proximo a Embaixada Americana. Maior furada: longe, caro e sao famoso acervo nao passa de pequenas pecas de ouro de veracidade duvidosa, segundo dizem. Junto ao museu do ouro esta um museu de armas com uma interminavel acervo que cansa ate o mais entusiasta admirador.
Ao existe nada interessante perto. Nao valeu a visita. Entramos rapido em um taxi e voltamos ao bairro de Miraflores saborear outro Ceviche no restaurante Punta Sal.
Bem alimentados encaramos um busao ate o centro para ver as catacumbas do Igreja Sao Franscisco. O lugar e muito legal. Foi o primeiro cemiterio publico da cidade e conta com milhares de ossadas separadas cuidadosamente pelos arqueologos por tipo de osso. As visitas sao guiadas e ainda se pode apreciar a igraja, muito bonita. Fo ruim ver a falta de educacao dos visitantes pegando os ossos para tirar fotos e, que sabe, ate levando para casa como souvenir. Lamentavel. Para dar um toque de emocao, a luz acabou enquanto esavamos no meio do trajeto, nos subterraneos da igreja.
Para fechar a noite de um modo mais tranquilo fomos ao shopping Larcomar. Nao tem o jeitao de shopping pois, localiza-se a beira-mar, com varios niveis a ceu aberto, no alto de uma encosta. Super transado, arquitetura moderno e lojas bacanas.
sábado, 8 de setembro de 2007
Peru - Lima - Centro historico
A troca da guarda acontece diariamente as 11:45 no Palacio do Governo em frente a bonita Plaza de Armas. E bem legal de se ver principalmente nos fins de semana em que os soldados saem do palacio e fazem a apresentacao em frente a catedral.
Perto desta praca fica a igreja de Sao Franscisco onde estao as interessantes Catacumbas. Como o dia esta corrido deixaremos a visita para amanha.
Proximo a Plaza de Armas existem algumas casas de Cambio e, embora o lugar seja sinistro, existe um bom policiamento.
Um dos melhores restaurantes para se comer um tradicional Ceviche - prato tipico da comida peruana - e o Rosa Nautica. Saindo do centro deve-se pegar um taxi e descer ate a beira do mar no bairro de Miraflores. O restaurante adentra o mar sobre um cais e, alem da fantastica paisagem e do excelente atendimento, os pratos sao simplesmente deliciosos. Não é barato mas é imperdivel.
Saindo deste restaurante, em menos de 10 minutos de caminhada, chega-se na Plaza del Amor, ainda em Miraflores. Os jardins sao lindos, bem cuidados, o visual do Oceano Pacifico e deslumbrante e, para os aventureiros, ha voos de paraglider ao longo da encosta.
Neste bairro ficam os melhores restaurantes, bares e lojas de Lima. Ha ainda dois parques bem agradaveis e um shopping center: Larcomar. E a melhor opcao para se hospedar em Lima.
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Peru - Confins/Guarulhos/Jorge Chaves
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Peru/Bolívia - packcase Carabetti
Veja a foto do Packcase Carabetti: adaptação da bolsa da Equinox para despachar a mochila com toda a segurança contra roubo e estragos. Foram instalados diversos ilhós de modo que podesse ser passado um fino cabo de aço encapado preso por um cadeado.
Agora estamos prontos para viajar!
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Peru-Bolívia: mochila pronta
Peru-Bolivia: preparação mochila
- 75 litros + 15 da bolsa superior (destacável que se transforma em uma pequena mochila de ataque) + 10 litros em bolsos laterais;
- Sistema de ventilação Aircontact PRO;
- Dois bolsos laterais com aberturas para sistema de hidratação compatível com streamer de 3 litros;
- Abertura frontal bastante larga;
- Compartimento inferior com ziper de separação;
- Capa de chuva à prova d'água;
- Barrigueira bastante confortável;
- Esticadores internos e vários externos para melhor ajuste da carga;
- Material de excelente qualidade: Deuter-Ballistic / Deuter-HexLite-210 / Deuter Duratex;
Veremos como ela se comportará durante a viagem.
A Bianca utilizará a AirContact Pro 65+15 SL, versão projetada para as garotas.
Não abro mão da minha mochila de ataque Northland: especialmente preparada para carregar equipamentos eletrônicos e todos os acessórios relacionados a câmera fotográfica e ao Pocket PC.
domingo, 2 de setembro de 2007
Peru-Bolívia: 5 coisas que não se deve esquecer
1-Carteirinha de vacinação carimbada e assinada para a vacina contra a febre amarela. Válida por 10 anos deve ser aplicada no máximo até 10 dias antes da viagem sob a pena de não poder entrar naqueles países. Não se esqueça de trocar a carteirinha branca pela amarela em uma agência da Anvisa (presente em quase todos os aeroportos).
2-Roupa pra frio (tipo um conjunto anorak+fleece+gorro+luvas) porque a temperatura pode atingir valores negativos no alto dos Andes.
3-Bota ou tênis de trekking e boas meias porque você não irá andar na 5a.avenida, né.
4-Câmera fotográfica e seus apetrechos. Não é possível!!!!
5-Cabeça aberta para encarar dois países pobres com muita gente nas ruas sobrevivendo da venda de produtos artesanais e com um histórico de grande incidência de pequenos furtos nas grandes cidades e nas cidades turísticas.
Vamos lá !!!