segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Peru - Lima-Cuzco - Mal do Soroche


Cusco - Plaza de Armas
Originally uploaded by Carabetti
Dia 10.09 - Segunda
Apesar do vôo de Lima para Cusco ser nacional, é exigido o ckeck-in com duas horas de antecedência. Isso porque todos os vôos nacionais saem no mesmo horário, gerando um caos no aeroporto. Mesmo assim os vôos saem exatamente no horário. Interessante é que a taxa de embarque é cobrada exatamente antes do embarque e não ao se emitir a passagem.
Na chegada em Cuzco, optamos em utilizar um guia que nos ofereceu transporte para percorrer diversos hoteis e hostals.
Pagamos um pouquinho a mais, entretanto, nao estavamos carregando nossas mochilas pra la e pra ca.
Dificil foi nos livrarmos da chata da guia nos oferecendo pacotes para visitar os pontos turisticos. Decisao mais que acertada: fizemos por conta propria.
Neste dia acertamos a estadia no Hostal Santa Catalina. Excelente, perto da Plaza de Armas, relativamente barato.
Tudo arrumado, fomos garantir nossos passeios de trem da Orient Express. Compramos os passes para Cuzco-Machu Picchu Pueblo e Cuzco-Puno. Caros!!!! Cobrados em Dolar!
Menos um problema para se resolver.
Ja tranquilos, chegou a hora de saborear um Cuy ao forno. Cuy é um roedor parecido com um porquinho da india e é um prato tipico da culinaria peruana. Resultado: carne com sabor muito forte. A Bianca nao gostou. Eu daria nota 5.
Gostei mais da carne de alpaca (parecido com a lhama), muito saborosa.
Finalizando, Cuzco e uma cidade muito interessante. Esta posicionada a mais 3300 metros de altitude, possui mais de 500 mil pessoas e este numero é duplicado na alta temporada.
Quanto ao mal de soroche (mal da altitude), este realmente ocorre. A sensação inicial é um cansaço, principalmente ao subir as ladeiras. Carregar as mochilas nunca foi tao dificil. As pernas sentem muito mais rapido. A Bianca sentiu dor de cabeca e enjoo. Eu nao senti o mesmo mas nao tomei nenhuma cerveja a noite. Isto realmente nao é normal.
Cusco é muito charmosa e aconchegante. Possui mutas atrações e lugares interessantes, mas dois dias são suficientes para conhecê-la.

Nenhum comentário: