domingo, 16 de setembro de 2007

Peru - Puno - Ilhas flutuantes


Ilhas dos Uros
Originally uploaded by Carabetti
Puno, a cidade que serve de base para se conhecer o lado peruano do Lago Titicaca, está a mais de 3.800 metros de altitude. Quem vem de Cusco ou de La Paz não sente os efeitos do soroche.
Tirando a Plaza de Armas e a Av. Lima, a cidade em si não tem muito mais a oferecer.
O Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, possui mais de 70 ilhas. Mas em apenas algumas são feitos passeios turísticos.
A melhor forma de se conhecer as Ilhas é através de excursões. Não vale a pena fazer por conta própria.
O barco leva cerca de 30 minutos para chegar até as ilhas flutuantes de Uros. Talvez estas sejam as mais interessantes, pelo fato de serem feitas de totora, uma espécie de fibra. Os índios Uros, para fugirem de outras tribos, os Incas, construíram estas ilhas, que realmente flutuam. Eles até hoje residem nas ilhas e utilizam a totora para quase tudo, inclusive alimentação. Graças ao turismo cada vez maior, esta peculiar tribo não desapareceu.


Ilha Taquile
Originally uploaded by Carabetti
Mais 1:30 de barco para se chegar à Ilha de Taquile. Aproveite para desfrutar o fantástico visual que o lago oferece. Ao chegar em Taquile, não desanime! Tem uma escadaria de tirar o fôlego de qualquer maratonista que se preze. Mas ao se chegar ao topo (inacreditáveis 3.960 metros de altitude), e depois de uns minutinhos para voltar a respirar normalmente, você poderá apreciar uns dos lugares mais bonitos do mundo.
Nesse passeio você terá a oportunidade de saborear uma legítima truta, acompanhada de batatas cultivadas pelos próprios índios.
Uma coisa interessante: tantos os habitantes das Ilhas de Uros quanto os de Taquile continuam vivendo como seus antepassados. Uma das diferenças: o pessoal de Uros fala Quechua e o de Taquile, Aimara.
Para quem gosta de conhecer culturas diferentes, é uma excelente oportunidade.

Bianca.

Nenhum comentário: