A partir de hoje até 15 de novembro, Belo Horizonte poderá apreciar 4 réplicas autenticadas de esculturas grégas vindas diretamente do Museu do Louvre. As esculturas estão a céu aberto na Alameda Travessia, sob as palmeiras imperiais da Praça da Liberdade. Esta é a primeira vez que o conjunto de obras sai de Paris rumo ao Brasil. As obras são feitas de uma resina especial, resistente a chuvas, e moldadas nas mesmas fôrmas das originais, com autenticação, estando acompanhadas de especificações histórica e técnica. A Praça da Liberdade foi escolhida porque seu jardim tem projeto semelhante ao do Palácio de Versailles, onde a Vênus de Milo estava, antes de ser transportada para o Museu do Louvre.
As obras são: a Vitória de Samotrácia, com 3,60m de altura e uma tonelada, a Vênus de Milo, com 2,60m e 500kg, a Vênus Genetrix, deusa-mãe, com 1,68m e 400kg, e o Discóbolo em Ação, com 1,65m e 400kg.
As esculturas
Histórico das peças expostas em BH
VICTOIRE DE SAMOTRACE _ A Vitória de Samotrácia retrata Atena Niké, a deusa grega da vitória. Tem forma de uma mulher alada e foi encontrada na ilha de Samotrácia, em 1863. Presume-se que seja uma carranca de navio de guerra, que perdeu a cabeça, os abraços e pés em uma batalha. É possível que tenha sido usada para ornamentar a entrada de um santuário dedicado aos Cabírios, considerados protetores dos navegantes.
VÊNUS DE MILO _ A estátua representa Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza e foi encontrada em 1820 por um camponês, perto das ruínas do teatro grego na ilha de Milo. O rosto conserva expressão um pouco severa, que poderia ser chamada de clássica, enquanto o corpo, animado por um movimento de torção, inscreve-se em todas as dimensões do espaço, modelado por acentos realistas.
Desde sua descoberta, a Vênus de Milo foi muito celebrada. Esta admiração deriva, em parte, do fato da estátua nunca ter sido completada, como era hábito no século XIX.
DISCOBOLE EN ACTION _ O discóbolo é a réplica de um original em bronze, que se perdeu, atribuído ao escultor Miron de Elêuteras, representante da primeira fase do classicismo grego, coexistindo com a tendência naturalista, datando de, aproximadamente, 450 A.C. O discóbolo representa um atleta lançando um disco de cerca de 20 centímetros de diâmetro, enquanto o Discóforo é uma representação estática do atleta segurando este mesmo disco.
VÊNUS GENITRIX _ A Vênus Genitrix é a réplica de um original em mármore de Paros, que se perdeu, atribuído ao escultor ateniense Calímaco, datando de cerca de 450 A.C. Em 46 A.C., Júlio César encomendou ao escultor Arcésilas uma réplica destinada ao templo da Vênus Genitrix (Deusa Mãe) em Roma. No século XVIII, Ennio Quirino Visconti estendeu a denominação ao gênero de estatuário próximo à representação da imperatriz Sabina. Considerada como geradora do gênero humano, a Vênus Genitrix é representada vestida com um dos seios descobertos, por ser a mãe universal.
Arquivo de notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário